Casos de Inovação

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Embraco

Apresentação

Embraco quebra diversos paradigmas com o Wisemotion, um compressor para refrigeradores que, além de menor, é mais eficiente, mais econômico e com ganhos na preservação de alimentos.

A empresa

• Joinville - SC

• Porte: Grande

• 11 mil Colaboradores

• Inovação de produto

• Setor: Mecânica - refrigeração

• Agenda da MEI: Marco regulatório - PI, inserção global via inovação

O projeto

O compressor para refrigeradores de uso doméstico, desenvolvido pela Embraco, já está sendo vendido em boa parte do mundo e é um bom exemplo de eficiência energética e sustentabilidade.

Denominado Wisemotion, o compressor hermético utiliza o conceito de motor linear, o qual aciona diretamente o pistão, dispensando a lubrificação de mancais. Além de proporcionar economia de energia, a ausência de óleo traz uma série de benefícios de logística, além de facilitar o futuro descarte e reciclagem correta do produto.

Para os fabricantes de geladeiras, o equipamento é um trunfo, porque pode ser posicionado em qualquer ponto da estrutura – e não apenas na parte inferior, como acontece com os compressores convencionais –, permitindo novos designs. E como ele é cerca de 100 mm mais baixo, o consumidor pode ser beneficiado com 20 litros a mais de espaço interno na geladeira.

As vantagens não param por aí. O compressor regula automaticamente a capacidade frigorífica, de acordo com a demanda do refrigerador, o que reduz o consumo de energia em até 20%. A menor oscilação da temperatura ajuda também a preservar melhor os alimentos.

Além disso, o equipamento é mais silencioso, acabando com o incômodo “liga-desliga” das geladeiras tradicionais. Enfim, um conceito de compressor que quebrou paradigmas e é inovador, desde seu conceito mecânico básico até sua forma de confecção, sua arquitetura e suas aplicações.

Esse case de sucesso não é novidade para a Embraco, uma multinacional brasileira, hoje parte do grupo Whirlpool, que sempre revolucionou a produção de compressores desde sua criação, em 1971, na cidade de Joinville (SC).  Hoje a empresa, que atua em mais de 80 países, tem a capacidade produtiva de 40 milhões de compressores/ano.

A inovação é parte integrante da própria maneira de pensar da empresa, que investe de 3 a 4% de seu faturamento em pesquisa, além de possuir mais de 500 pessoas dedicadas a P&D em seus 47 laboratórios de pesquisa, distribuídos por quatro continentes. O comprometimento com a inovação e a gestão interna estimula os colaboradores a inovar e faz toda a diferença.

“Somos apaixonados por criar ótimas experiências por meio da inovação e do que fazemos, e a nossa missão é oferecer soluções inovadoras para uma melhor qualidade de vida”, resume Adriano Mota, gerente de Promoção e Estratégia de Produto da Embraco.

A gestão de inovação da empresa é baseada em tecnologia, pioneirismo, eficiência energética e sustentabilidade, assim como o aproveitamento de ideias, geradas pelas equipes de pesquisa e pelos clientes. Depois de discutidas e amadurecidas nos centros de pesquisa, as propostas com maior viabilidade comercial e tecnológica são transformadas em projetos. Foi a ideia inicial de produzir um compressor sem óleo que levou ao desenvolvimento  do Wisemotion.

Mas criar um produto com conceito completamente diferente não é tarefa fácil. Foram necessários 10 anos de desenvolvimento, com mais de 100 engenheiros e pesquisadores, trabalhando com universidades e institutos de pesquisa, com destaque para a Universidade Federal de Santa Catarina, parceira de longa data.

O desenvolvimento do Wisemotion posicionou o Centro de Desenvolvimento da Embraco em Joinville como polo relevante da indústria mundial de refrigeração. “Desenvolvemos tecnologias disruptivas de ponta no Brasil e exportamos para o mundo.  Esse é o nível de representatividade que o Brasil tem hoje na pesquisa e desenvolvimento da companhia”, diz Rinaldo Puff, Pesquisador Fellow da Embraco.

Lançamento mundial

O Wisemotion, que gerou mais de 80 patentes em diversos países, foi lançado mundialmente em 2014. Toda a produção está concentrada na planta da empresa no México. Os maiores mercados são os Estados Unidos e a Ásia, nos quais as características de avanço tecnológico, eficiência e conforto são valores decisivos na hora da compra.

Curiosamente, o produto ainda não é comercializado no Brasil. “Não existe hoje demanda no país para um produto como o Wisemotion. Mas, quando ela surgir, o produto certamente trará muitos benefícios para a indústria nacional e para a eficiência energética do país”, avalia Puff.


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